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Em 2010, oficialmente, a Texaco saiu do Brasil.

15/05/2024
Postado por: Murilo Moreno

Em 2010, oficialmente, a Texaco saiu do Brasil. Havia sido comprada dois anos antes pela rival Ipiranga, que resolveu trocar a bandeira de todos os postos e acabar com a presença da marca da estrela em terras tupiniquins. Quer dizer, quase. Porque os lubrificantes continuaram a ser vendidos.

De repente, do meio das cinzas aparece a notícia de que ela vai voltar para o país pelas mãos da Utrapar, dona da... Ipiranga. Deu um nó na minha cabeça. Um enorme investimento pra sumir com a concorrente e, sem mais nem menos, mudam de ideia 14 anos depois? Tô bege...

A estratégia de trazer Texaco de volta mostra que o mercado de combustíveis está maduro e regulamentado. Por que digo isso? Porque há pouco mais 20 anos, fomos invadidos por uma onda de postos de bandeira branca, aqueles que não tem contrato com nenhuma distribuidora, e por pequenas hashtag#marcas locais, o que fez nosso mercado ficar desinteressante para as multinacionais.

Tanto que Esso foi embora, deixando sua rede sob controle da Cosan. E Shell ainda está por aí, mas só como joint venture, na empresa chamada Raizen, que acabou absorvendo a Esso. Texaco pegou carona com as amigas, vendeu tudo pra Ipiranga e foi ser feliz nos Isteitis.

Agora, tudo mudou. E a estrela volta. A grande questão, para nós amantes de marketing, é como elas irão conviver. Aposto que a norteamericana irá virar uma bandeira de nicho, nos planos da Ultrapar. Talvez presente em grandes cidades, nos bairros de luxo, divulgando-se como tecnológica e cobrando um preço premium. Seria o natural, até porque ainda vai ter que construir sua rede de postos. E mesmo que troque bandeiras com sua irmã, não faz sentido enfraquecer a Ipiranga pra fortalecer a novata.

Esse é um mercado de idas e vindas. A hashtag#Petrobras vendeu a hashtag#BR Distribuidora pra Vibra e já disse que se arrependeu. Querem o nome de volta. Agora, Texaco.


Só falta a Atlantic ressurgir dos mortos, com seus "Serviços Nota 10".

 

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Postado por: Murilo Moreno
O mercado de automóveis é cíclico.

Um sucesso sempre desencadeia uma avalanche de modelos no mesmo estilo para tirar um pedacinho das vendas do concorrente. E depois do ciclo de SUV's parece que o próximo é a das Pickups médias-compactas.

Quem inventou o segmento foi a Fiat Toro, em 2016. Quer dizer... foi a Renault Oroch, em 2015... Não. Foi a Toro, pois olhando os números de vendas dá pra ver que foi ela quem realmente criou um espaço entre as pequenas, como a Strada, e as médias, como a Toyota Hilux. Tanto que dominou o mercado. Nem a Ford Maverick conseguiu arranhar sua liderança.

Como construir um carro do início ao fim precisa de alguns anos, a reação das montadoras demora. Só que, nos próximos dois anos, o que não falta é lançamento.

Primeiro, chega a Volkswagen Tarok, prometida desde o último Salão do Automóvel, em 2018. Quase dez anos para ser lançada. É muito tempo, até mesmo no mercado automotivo. O que mostra que a marca alemã tinha muito problema pra resolver internamente antes de se aventurar em novos caminhos. Depois chega a Renault Niagara, que foi mostrada como protótipo no ano passado, no lançamento do Kardian. As duas vão ter que lutar com a falta de tradição no mercado. Tanto a Oroch, quanto a Amarok, são modelos que não têm vendas expressivas. Mal incomodam as líderes.

Aí vem, em 2027, a real ameaça ao reinado da Toro: a nova Toyota. Já tem gente chamando de Stout e, mais interessante, tem fotos de divulgação da montadora pra tudo quanto é lado. Considerando que a empresa lidera, com folga, o segmento, o peso da marca deve ajudar o modelo a decolar rapidamente.

Chevrolet e Hyundai ainda demoram a entrar na dança. O casamento deles é recente, tem pouco mais de um mês, mas pode resultar numa nova Montana, um pouquinho crescida, e na chegada da Santa Cruz ao mercado brasileiro.

Com toda eesa movimentação, a pergunta que fica é o que a Fiat irá fazer pra não perder a liderança.

Se fosse você? O que faria?

27/08/2025
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Postado por: Murilo Moreno
A NFL está chegando à Rede Globo e esse é um sinal claro do crescimento do futebol americano no Brasil.

Depois de ter feito um jogo em São Paulo, e anunciado mais um para este ano, a liga do esporte americano acaba de fechar com a emissora carioca a transmissão do seu campeonato.

Nada está muito claro ainda, pois a notícia foi um furo de reportagem do Estado de SPaulo. Se os rumores se concretizarem, estaremos vendo o resultado claro da estratégia da NFL em expandir seus garras para fora dos Isteites. Além do Brasil, jogos internacionais dos times americanos já acontecem na Inglaterra, Alemanha e México. Parece que, depois de se consolidar nas terras do Presidente do cabelo de fogo, a Liga pretende crescer e se tornar mundial, a partir de países onde o público já está se formando.

Do outro lado, esse movimento da Rede Globo, que deve transmitir parte dos jogos pela TV aberta e parte pela suas emissoras de cabo ou de streaming, demonstra que a audiência e o interesse pelo futebol americano está realmente se popularizando. É bem provável que a NFL esteja agindo como a Fórmula1, ou seja, aceitando receber menos pelos direitos de transmissão enquanto aposta no poder da Globo de alavancar seus produtos.

O mais importante é perceber como o futebol americano e o tradicional futebol brasileiro estão andando em direções contrárias em Terra Brasilis. Enquanto as transmissões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil deixaram de ser exclusividade da TV Globo, a NFL faz o caminho inverso. Bem provável que o Super Bowl ainda seja transmitido pela Rede TV!, histórico companheiro do evento. Mas, se as audiências realmente corresponderem aos planos, é bem provável que a Globo exija exclusividade.

De toda forma, estamos tendo uma aula de estratégia ao vivo, com a NFL crescendo aos poucos no Brasil e passando a ser mais comentada nos bares de nossas cidades. Se antigamente o quarterback Tony Brady era somente o marido de Gisele Bündchen, agora diversos outros jogadores começam, aos poucos, se tornarem figurinhas carimbados entre os brasileiros.

Vai chegar um tempo em que as jogadas do Patrick Mahomes vão ser mais comentadas do que as do Neymar...É esperar para ver...

 

 

 

26/08/2025
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Postado por: Murilo Moreno
Tive o prazer de participar do Papo de Garagem.

Tive o prazer de participar do Papo de Garagem, do meu amigo Ricardo Bacellar, MSc, MBA, dando a minha visão do que deve acontecer no mercado, considerando as mudanças causadas pela chegada dos carros elétricos, das importações chinesas, das barreiras tarifárias. O programa já é um sucesso, tendo ultrapassado os 2 milhões de views no Youtube.

Não foi fácil, pois o Bacellar, depois de mais de 20 anos de KPMG, virou um dos maiores especialistas no mercado e suas perguntas são sempre muito profundas. Analisar o mercado atual é um desafio, devido a todas as mudanças que estão ocorrendo.

Além da minha participação, você terá uma avaliação dos resultados de julho, com feras como o Milad Kalume Neto, Enilson Espínola Sales, da Fenauto, Paulo Miguel Jr, da ABLA - Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis e o Ricardo Bastos, da ABVE.

 

26/08/2025
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Postado por: Tai Kawasaki
Entre janeiro e julho deste ano, entre as 10 marcas que mais cresceram, a Volkswagen (+10,9%) e a Fiat (+7,7%) já se destacam pelo volume que representam.

Os maiores percentuais de crescimento foram registrados pela BYD, que avançou +48,8%, seguida da Mercedes (+34,8%) e da Mitsubishi (+26,6%).

Nos últimos dias, a hashtag#Pesquisa da hashtag#Fenabrave sobre a ‘Voz do Concessionário’ foi divulgada

Nessa pesquisa, a hashtag#BYD ficou entre as últimas posições nos indicadores de Índice de Valor e Índice de Parceria Comercial. Os concessionários apontaram problemas como baixa remuneração, gestão deficiente de peças, treinamento insuficiente e pouca abertura para sugestões da rede.

Enquanto isso, a hashtag#GWM figurou entre as primeiras posições, destacando-se justamente pelo bom relacionamento com a rede e pelo suporte oferecido.

Ambas as marcas, no entanto, seguem em busca de conquistar espaço no competitivo mercado brasileiro e consolidar a presença das fabricantes chinesas como protagonistas da transição para a eletrificação

Vamos observar a diferença de estratégias entre a BYD e a GWM.

A hashtag#estratégia da hashtag#BYD parece clara: foco em hashtag#volume, apostando em hashtag#preços hashtag#competitivos, na hashtag#expansão hashtag#rápida da hashtag#rede e em um hashtag#forte hashtag#marketing hashtag#institucional.

Já a hashtag#GWM segue por outro caminho, com uma hashtag#expansão mais hashtag#gradual e hashtag#estruturada, hashtag#valorizando a hashtag#rede de concessionários e fortalecendo a hashtag#produção hashtag#local como diferencial competitivo

Só o tempo dirá qual é a melhor, mas eu sou mais favorável a estratégia adotada pela GWM, que privilegia o longo prazo, na boa relação com a rede e o bom atendimento dos clientes no pós vendas.

25/08/2025
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