Ontem, lançaram a nova van Hiace, primeiro somente a de passageiros, mas já com planos para pegar um naco das vendas na área de cargas. Até o final do ano, trarão o Yaris Cross, uma espécie de mini Corolla Cross, pra enfrentar modelos como o VW TCross, o Nissan Kicks e o Hyundai Creta. Dois novos segmentos, nos quais ela nunca havia colocado os pés. Qual será a estratégia dos japoneses?
Se a gente olha qualquer gráfico de vendas, fica claro o seguinte: São quatro as ligas de montadoras em Terra Brasilis. Na ponta, disputando a liderança, estão Fiat e VW. Elas estão na casa dos 20%, cada uma, numa briga particular. A Segunda Série é formada pelas montadoras em torno dos 9%: Chevrolet, Toyota e Hyundai. No terceiro time, aquelas que conseguem, mediamente, 5%: Jeep, Renault, BYD e Honda. E aí, vem o time das anãs, numa escadinha que lembra contagem regressiva.
Não me cabe aqui analisar quem cresce, como as chinesas, ou caem. O importante é fazer a fotografia e entender a cabeça da turma da Toyota. Essa é uma montadora atípica. Enquanto todas as outras brigam por preço, fazem promoções com descontos incríveis, mudam modelos o tempo todo, a japonesa vai na contramão, pacientemente regulando suas vendas, controlando sua oferta, para não ser maior do que a demanda.
Como nesse mercado, a maior diferença vem de ter ou não uma rede representativa, a Toyota passou os dois últimos anos nomeando novos pontos, para os mesmo grupos que já tem. Dessa forma, garantem que as novas lojas já entrem no jogo com a mesma cultura que as antigas.
Agora, entram em novos mercados. E nos dois casos, de segmentos importantes: os SUV's de entrada, um dos com maior volume de vendas. E o das vans de carga, onde a Stellantis reina absoluta. Vale lembrar que já anunciaram uma pickup média-compacta, para 2027, que irá bater de frente com a Toro. Se era pra ter mira a laser, impossível ser melhor.
Fica claro o apetite da turma. Agora é esperar e ver a reação dos demais...
É por isso que adoro essas aulas de marketing ao vivo.
Porém, em uma revisão recente, a entidade reduziu essa estimativa.
A nova previsão aponta para 2,559 milhões de unidades, o que representa um crescimento de apenas 3%.
Como já era esperado, 2025 está sendo um ano desafiador, marcado por crédito caro e escasso, fatores que inevitavelmente impactam o ritmo das vendas.
Além disso, a Toyota foi afetada por um desastre natural, o que também influenciou negativamente o desempenho do mercado.
Por outro lado, as marcas chinesas seguem em expansão na comparação com o mesmo período de 2024:
BYD: +49%
GWM: +31%
CAOA CHERY: +11%
O avanço de BYD e GWM é impulsionado principalmente pelos produtos no segmento de híbridos, reforçando uma tendência que venho destacando de que o crescimento dos híbridos será mais consistente e acelerado do que o dos elétricos puros.
Saiu em 2020, quando já havia se transformado num personagem de desenho animado, que encerrava os comerciais. Estou falando daquele matuto que, nos comerciais da hashtag#Ipiranga, sempre respondia "Lá no posto Ipiranga..." A campanha fez tanto sucesso que o bordão virou sinônimo de um lugar que tem solução pra tudo.
Veio o Paulo Guedes, o ministro, e o apelido de posto ipiranga pegou. Também, né, pra toda pergunta que a imprensa fazia pro presidente Bolsonaro, a resposta era sempre "É com o Paulo Guedes". Igualzinho o personagem do comercial. Coincidência ou não, entra o ministro, sai o personagem. Talvez a petroleira tenha querido evitar misturar propaganda e política.
Mas a política parece que gosta da Ipiranga. Com os escândalos da Faria Lima, onde vários postos foram pegos fazendo coisa errada, ela resolveu que era hora de reforçar a confiabilidade da sua marca. E aí, convocaram de novo o capiau. Que no comercial está de cabelos brancos mas, como ele mesmo diz, não ficou burro e continua confiando na empresa de sempre.
É difícil avaliar de longe, mas olhando as campanhas desses últimos cinco anos, com o slogan “Completa pra mim”, eu também tive saudades do velhinho. Os meus anos de Shell me ensinaram uma coisa: pouca gente gosta de ir a postos de gasolina. Até mesmo as lojas de conveniência têm um quê de negativo, pois são vistas como careiras. As pessoas escolhem o posto de preferência pela localização, facilidade, simpatia dos frentistas e por último, muito longe, a qualidade do combustível.
Tirando os produtos aditivados, pra maior parte das pessoas, “gasolina é tudo igual“. O maior medo é do combustível adulterado e, por isso, é tão importante confiar na hashtag#marca da petroleira. A figura conhecida do personagem passa credibilidade e confiança. O comercial em si não é tão engraçado assim, mas cumpre muito bem seu papel: dar conforto emocional a quem precisa abastecer seu carro.
Gostei do plot twist da Ipiranga. Agora é torcer pra que nenhum outro ministro ganhe o mesmo apelido…
Ou seria casa de hambúrgueres? Sei lá como chamar, mas sei que essa rede pequena, de quatro lojas físicas e três dark kitchens (aqueles locais que preparam lanches e pratos pra diversos restaurantes, que distribuem por delivery) é topetuda como um quê.
O dono, Henrique Azeredo, já fez acordos com vários concorrentes, pois trabalha o posicionamento de ser a casa do sanduíche tradicional, aqueles pequenos e simples feitos pelo McDonalds e outros pioneiros, quando apareceram nos anos de 1950. É como se fosse uma garantia de que o formato original não vai morrer.
De toda forma, o que me chama a atenção é o salto de fé que Henrique deu, ao sair de uma simples loja de bairro para um ponto 24 horas dentro do aeroporto mais movimentado do Brasil, o Aeroporto de Cumbica, em São Paulo. Se der certo, vai virar gente grande. Se der errado…
Eu já fui lá ajudar a construir o sucesso da Patties. E vamos continuar por aqui, comendo seus smashburgers e acompanhando suas aventuras…
Nos ensina a entender a vida e a tomar melhores decisões. Então, faço pesquisa em tudo, inclusive no LinkedIn.
Aproveitei a campanha do Rei Roberto Carlos, do Banco Mercantil, para testar títulos. Não é a primeira vez, mas os resultados me deixaram intrigados. O teste é simples: Será que o título aumenta a leitura? E o engajamento?
Três semanas atrás, soltei dois posts idênticos, mesmo texto, mesma foto, tudo....menos o título. Num, escrevi "O Banco do Rei". Foco no banco e na crença de que todos reconheceriam o cantor. No outro, "Roberto Carlos virou garoto propaganda", dando destaque na novidade de RC estar fazendo propaganda. Fora isso, 45 minutos de diferença de publicação.
Os resultados? O "Banco do Rei" foi melhor em tudo. Deu 23 mil visualizações contra 13 mil. 47% a mais de pessoas, mais que o dobro de comentários e um número pouco maior de compartilhamentos. Só que, quando vemos o engajamento por post, uma surpresa.
Falar do novo emprego do Roberto faz as pessoas se manifestarem mais, percentualmente falando. Os leitores do "Roberto Carlos virou garoto propaganda" compartilharam 50% mais. Ou seja, se envolveram tanto com o tema que quiseram fazer com que outras pessoas também conhecessem a nova trajetória do cantor.
Sei que o algoritmo muda de tempos em tempos. E que esse ser supremo é diferente de Rede Social para Rede Social. Mas o primeiro impulso ainda é humano. Somos nós que indicamos para ele o que queremos ver.
No fim, descubro que Roberto Carlos é um cantor que todo mundo reconhece. Mas que fofoca é, ainda, o principal motivo de engajamento da humanidade...