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Se você gosta de jogar no cassino...

22/02/2025
Postado por: Murilo Moreno

Se você gosta de jogar no cassino, mas não tem tempo de viajar para um país em que isso seja legalizado, sugiro que entre no mercado de comercialização de energia elétrica. As emoções são muito parecidas, pois os riscos de perdas e ganhos são enormes.

Nesta semana, a Gold, uma empresa que compra e vende eletricidade, seguiu os mesmos passos do supermercado St. Marche e entrou com medida cautelar pra não ter que pagar suas dívidas enquanto negocia com os credores. O próximo passo a gente já conhece: depois da Recuperação Extrajudicial, virá a fórmula mágica preferida por 10 entre 10 empresas enroladas com pagamentos, a recuperação judicial.

A Gold trabalha num dos mercados mais complexos que conheço. Depois dos apagões dos anos 1990, na era FHC, a lei do setor mudou, criando três entidades diferentes. A primeira produz energia, ou seja, é dona das usinas, desde hidroelétricas até aqueles imensos cataventos eólicos. A segunda, transporta a energia, das usinas até as cidades. São aquelas torres e cabos que vemos por todos os lados, nas estradas. E a terceira distribuiu para as casas e empresas, as donas dos postes e que a gente xinga quando acaba a luz.

A nova lei permite que empresas, grandes consumidoras, comprem a energia de uma usina do Pará, mesmo que o consumo seja feito em Pernambuco ou em Santa Catarina. Como forma de evitar que a eletricidade fique atravessando o país todo, todos que comercializam fazem compensação entre si. "Olha, tenho um cliente aí em Porto Alegre e você tem um aqui em Fortaleza. Você entrega ai pro meu cliente, eu entrego aqui pro seu e depois a gente compensa a diferença, ok?"

Não satisfeito, ainda existem empresas que compram e vendem o excesso diário de energia. São intermediárias que ganham se compram barato e têm clientes que pagam mais caro. Aqui entra a Gold. Elas negociam diariamente com quem produz. Só que o preço varia, também, todos os dias. A empresa vende, hoje, por um, pois o preço no mercado está 0,95, e quando vai entregar, o preço subiu pra 1,05. De ganhar muito dinheiro, se endivida toda, já que tem a obrigação de entregar.

No final do ano passado, as comercializadoras apostaram na queda do preço. Erraram e compraram mal, pois faltou chuva e os preços subiram. Depois, apostaram que o preço continuaria alto, erraram de novo. Vieram as chuvas e os preços despencaram. Em poucos meses, a Gold acumulou R$ 189 milhões em dívidas. Agora, só pedindo um tempo, que nem criança faz em brincadeira de pega-pega, pra evitar ficar sem dinheiro nem pra pagar o cafezinho.

Recuperação Judicial está ficando mais comum do que bala perdida no Rio. O problema é que, se por um lado é uma nova chance pra empresa se reorganizar, por outro gera um custo a mais pro consumidor. Ou você pensa que esses descontos nas dívidas são pagos por outra pessoa que não seja você?

 

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Postado por: Murilo Moreno
Eu me lembro bem que, quando cheguei na Fiat em 1996, a marca tinha a maior taxa de rejeição entre as montadoras brasileiras.

Seus carros eram considerados frágeis e complicados. Tanto que a empresa era a quarta entre as quatro no mercado brasileiro.

Lembro-me de um anúncio do Prêmio, o sedan baseado no Uno, que dizia "Mudamos mais de mil itens no novo modelo ano 1995..." e que eu pensava: Este é um anúncio aprovado por engenheiros, pois quem não gosta da Fiat vai pensar "Mudaram tanto e continuam ruins igual antes". Na minha cabeça mudar não significa, obrigatoriamente, melhorar. Ainda mais quando se tem uma visão prévia rondando na área.

Mas preconceito é tema pra outro post. Aqui quero falar de qualidade. No vídeo, discuto o que o conceito significa, pois é muito comum a gente confundir a qualidade técnica com a percepção de qualidade.

O que quero dizer? Existem critérios mensuráveis para se afirmar se um produto tem ou não qualidade. Mas o que pesa mesmo, no dia a dia, é nossa expectativa versus realidade. Você não compra um tênis de corrida e pensa: "Vou conseguir dar 23.475 passos com ele. Meu tempo vai reduzir em 0,25 segundos no treino no Ibirapuera..." Lógico que tem alguns tarados que sim, mas, no geral, a gente busca conforto para os pés.

Então, qualidade não existe? Para uma complexa pergunta, só mesmo fatiando o elefante. E é disso que o vídeo fala. Assista e me dê sua opinião. E se quiser mais, acesse meu canal no Youtube (CLIQUE AQUI). Lá você encontra esse e outras centenas de vídeos sobre temas voltados para o marketing e o comportamento do consumidor.

Só uma coisa tenho certeza: todos são de ótima qualidade...

 

05/06/2025
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Postado por: Murilo Moreno
Uma das minhas maiores curiosidades é entender como vivem os verdadeiramente ricos.

Sabe? Aqueles que chegam na garagem e têm coleção de carros que a maior parte de nós só conhece de ouvir falar.

Pensa no Elon Musk. Ele acorda e faz o quê? Qual a marca do celular dele? Por acaso, o aparelho fica sem bateria e ele tem que ficar carregando power bank por aí? Enfrenta fila na imigração no aeroporto de Miami?

Pois a Visa acabou de anunciar mais uma versão de cartão de crédito que é uma ponte pra entender esses poucos privilegiados: o Visa Infinite Privilege.

Não vai ser o cartão do Musk, pois ainda não foi lançado nos Isteites, mas já uma pequena ideia de qual tipo de mimo é necessário pra agradar a “zelite” do mundo. Entre os benefícios anunciados, tem até uma viagem de helicóptero pro aeroporto de Guarulhos, “de grátis”. Fora a sala VIP da VIP.

O cartão foi anunciado, XP, Unicred e Itaú já disseram que vão emitir o plástico pros seus clientes, só que isso acontece somente no terceiro trimestre do ano. O rico ansioso vai ter que esperar. Aliás, isso ele já está acostumado. Ferrari não tem pra pronta entrega. Ponto pro Renault Kwid!

O novo plástico não é de plástico, mas de metal. Tem que diferenciar o dono, quando sai da carteira. Só que a pergunta que fiquei me fazendo é sobre quem ainda usa cartão físico. Pior: será que na porta da Sala VIP a recepcionista só vai deixar entrar se mostrar o cartão? Ou se eu chegar lá e disse que sou o Luciano Huck ela vai acreditar?

São só 200 mil brasileiros o público alvo do novo cartão. Todos com investimento de, no mínimo, R$ 35 milhões. Ou salário de R$ 350 mil. E só ganha o cartão quem for convidado. Portanto, se você receber e-mail lhe oferecendo o Infinite Privilege, nem responda. É golpe!

Vou montar barraca na porta da Sala VIP de Guarulhos. Quem sabe não mato um pouquinho da minha curiosidade...

 

Fonte da imagem: Visa

04/06/2025
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Postado por: Murilo Moreno
Começou com a Vivo, com sua propaganda sobre a relação tóxica.

Quer dizer, o problema já existia, mas a empresa foi a primeira a colocar o dedo na ferida aqui em Terra Brasilis. Agora, de uma vez só, Heineken e Coca Cola lançam comerciais, nos Isteites, sobre essa ideia de deixar o mundo digital de lado e curtir o mundo real.

A tendência, que apareceu lentamente, agora é tão clara que as marcas resolveram se apropriar para falar com a Geração Z. Os jovens têm buscado soluções offline, quase que saudando um tempo que não viveram. Sabe aquela câmera digital que você tinha, que precisa descarregar o cartão, e que a qualidade das fotos era terrível? Na mão deles virou moda.

O que parece que está acontecendo é a valorização dos momentos de descompressão. A Geração Z não está buscando viver desconectado mas, sim, um tempo desligado de tudo, pra curtir o momento.

A grande diferença entre as três campanhas é o tom com o qual abordam o tema:

- A Vivo (CLIQUE AQUI) olha sob o ponto de vista doentio que a dependência do online pode significar.

- A Heineken (CLIQUE AQUI) faz do tema um humor distópico, aquele em que o futuro é sombrio, com a cerveja e os momento que ela proporciona como solução.

- E a Coca (CLIQUE AQUI) cria quase que uma metalinguagem (ela falando dela mesmo), colocando as jovens num comercial de... Coca. É quase um resgate ao slogan original, "A pausa que refresca".

De todo jeito, o que a gente vê é o início de um tema que deve virar batido, com mais e mais anunciantes criando suas versões do "Esqueça o celular, a vida online. E se conecte com o real".

Mas o que é a publicidade, se não viver em cima da onda?

Fonte das imagens: comerciais dos anunciantes

03/06/2025
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Postado por: Murilo Moreno
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03/06/2025
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