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Coca Cola. Sempre Coca-Cola?

20/08/2025
Postado por: Murilo Moreno

Creio que não existe marca mais bem construída no mundo do que a desse refrigerante. É uma obsessão de todos na empresa reforçar o reconhecimento de todos os seus símbolos.

O novo comercial de Coca (CLIQUE AQUI) demonstra isso, mais uma vez. Uma simples lata de alumínio sendo amassada, para reciclagem. E por causa da cor e do desenho do nome, você sempre reconhece o produto.

O uso crescente de latas fez a garrafa de vidro ficar mais difícil de ser encontrada. Ela foi, talvez, a primeira grande sacada da empresa. Quando foi criada, o pedido era fazer uma garrafa que fosse possível de ser reconhecida até no escuro, ou mesmo quebrada. Esse diferencial sumiu, com esses cilindros de alumínio.

Interessante perceber que a cor vermelha nunca foi atacada por nenhum outro refri. Observe a garrafa de Heineken. A Ambev, vendo que verde estava virando um sinônimo da concorrente, rapidamente trouxe a Stella Atrois, a Spaten e a Beck para diminuir o reconhecimento da cor como diferencial. No mundo das bebidas gasosas açucaradas, ninguém tem uma lata vermelha, fora a americana.

Brincar com a marca, só faz quem está muito consolidado. Reconhece-la, mesmo distorcida, significa que ela já pertence à cultura popular.

Adoro essas aulas de marketing ao vivo!

 

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Postado por: Murilo Moreno
Ontem mesmo, pela manhã, falei de Coca Cola.

Aí, durante o dia, a Cimed anunciou que seu protetor labial Carmed terá uma versão com o sabor do refrigerante. Terá... verbo no futuro... você vai precisar aguardar até outubro pra dar beijos sabor de cola. Que pressa é essa, Seu João Adibe Marques?

Simples. O valor da collab não está no sabor cola, nem nos milhões em vendas que ela trará. O mais importante é o aval da multinacional, como se dissesse: "Tá vendo? Carmed também é uma Love Brand. Até Coca reconhece seus iguais..."

A notícia foi amplamente divulgada com os irmãos-sócios abrindo mão da camisa amarela e, vestidos de vermelho, reverenciando uma garrafa gigante do refri. Teve também a informação de que no final do ano chegam três dos oito sabores que Carmed terá, considerando a família de produtos da Coca (Oba! vai ter sabor Fanta Laranja! Vou comprar pra Bella...).

Acontece que não é tão difícil assim fazer um licenciamento de marca com a Coca. É só você lembrar dos cadernos que aparecem no começo do ano. Ou nos copos de vidro que a Tok Stok vende em suas lojas. Mas o pessoal da Cimed consegue revestir todas suas ações e transformá-las em grandes sacadas de marketing. O produto não existe, mas o mercado já sabe.

João tem pressa. Prometeu chegar em cinco bilhões de reais de faturamento este ano e a 10, até 2030. É muito crescimento, mesmo considerando que já chegou, em 2024, a 3,6 bi. Vendo aqui, de fora, iniciativas não faltam, como a nova marca de itens infantis junto com Luciano Huck e Rede Globo. A questão é que não dá pra parar pra respirar nem um segundo. Haja curso de apneia!

Vamos esperar até outubro pra ver como as marcas vão aparecer juntas. Enquanto isso, João e sua turma, com certeza, ainda vão trazer muita novidade pro mercado.

Adoro essas aulas de marketing ao vivo!

 

21/08/2025
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Postado por: Tai Kawasaki
GWM inaugura a fábrica em Iracemápolis-SP.

A primeira fábrica de uma marca chinesa, é da GWM. Com capacidade de 50 mil unidades e começando com cerca de 600 funcionários, vai produzir o produtos H6, H9 e o Poer P30. Interessante é que irão produzir veículos com motor diesel, um pouco diferente da estratégia inicial que parecia ser de eletrificação.

Isso é mais uma prova de que o mercado brasileiro vai demorar um pouco para que os carros elétricos se popularizem por aqui.

Os carros híbridos serão a tendência nos próximos anos e pelo jeito o motor diesel ainda vai ficar por um tempo por aqui.

Essa fábrica, representa um marco estratégico para a indústria automotiva nacional, com a integração de fornecedores brasileiros, investimento robusto, geração de empregos e avanços em tecnologia e nacionalização.

Além disso, estabelece o Brasil como base de exportação e inovação tecnológica para a América Latina.

Na minha opinião, a GWM parece ser a mais coerente das chinesas. Como disse o próprio CEO, "devagar iremos longe".

Acredito mais em trabalhos de longo prazo. Projetos conduzidos com pressa, na maioria das vezes, enfrentam maiores dificuldades para se consolidar.

E você, prefere mais o curto prazo ou o longo prazo?

19/08/2025
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Postado por: Murilo Moreno
Parece que todo mundo partiu para ataque aos hambúrgueres nos Isteites.

Dominos e Popeyes acabaram de colocar comerciais na TV e nas redes sociais em que o grande vilão são as redes que vendem pão e carne com um pouco de gergelim.

No caso da Dominos, (CLIQUE AQUI) sua campanha compara um pedaço de pizza a um pedaço de hambúrguer. O conceito é que pelo mesmo preço, uma pizza alimenta mais. A campanha mostra um bando de crianças numa festa parando para o lanche. E a garçonete partindo dois hambúrgueres em fatias, como partiria uma pizza. No fundo, o que eles querem dizer, é que o sanduba oferece muito pouco pelo preço que custa. Isso porque, nos Estados Unidos, o consumidor médio acredita que pizzas são mais caras do que pão e carne.

Ao mesmo tempo, Popeyes (CLIQUE AQUI) parte para o ataque em cima do McDonalds. A empresa do palhaço Ronald resolveu trazer de volta um wrap de frango e, antes mesmo do lançamento, os fãs já fizeram dele um sucesso. Tipo, assim, o McFish em Terra Brasilis. Popeyes aproveitou e lançou antes sua versão, acompanhada de um comercial em que critica o palhaço louco do concorrente pelos preços que pratica.

Não é de hoje que os hambúrgueres brigam entre si. McDonald’s é referência e lutar contra ele é um jeito de ganhar mercado. Só que a briga entre BK e Mequi só privilegia as duas redes. Quando estou decidindo qual delas prefiro, estou me esquecendo de pizza, ou wrap, ou esfiha. E somente as duas ganham nessa disputa.

Pizza Hut Domino’s trouxe a pizza pro baile. Todos os hambúrgueres são seus adversários. Ela não personaliza uma marca, diferentemente do que Popeyes fez. A pergunta que fica é o que é mais eficaz? Partir pra briga contra todos os concorrentes de um segmento? Ou mirar somente o líder?

Pessoalmente, gosto mais do comercial de Popeyes. Mesmo tendo um palhaço assustador. E você? Qual dos dois comerciais prefere?

 

19/08/2025
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Postado por: Murilo Moreno
Afinal, estratégia e objetivo são a mesma coisa?

Vivo falando desse tema aqui nos meus posts e nas minhas aulas na ESPM. E, sempre, o maior entendimento é que estratégia é o mesmo que "um plano que a gente faz para atingir algum objetivo". Talvez esse seja o conceito mais básico, apesar de ser um bicho mais complexo.

Resolvi, então, gravar uns vídeos no meu canal de Youtube para discutir um pouco mais profundamente esse tema. Aqui você tem um deles, com um exemplo simples, básico mesmo.

 

18/08/2025
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