Saúde mental no compliance | Valor da IA para as empresas | Influência da Amazon no varejo e muito mais...
Lidar com equipes multigeracionais é um desafio para as pessoas - Uma pesquisa do GPTW mostrou que 52% das pessoas têm essa resistência, por isso, trouxemos dicas práticas neste artigo para você descobrir como integrar as Gerações X, Millennials e Z no trabalho.
Google adquire Wiz para fortalecer seu foco em cibersegurança - A gigante anunciou a aquisição da empresa para oferecer soluções avançadas em multicloud com a complexidade dos ciberataques tomando proporções gigantescas. Saiba mais
Vendas no varejo dos EUA se recuperam em fevereiro - Após queda de 1,2% em janeiro, vendas aumentaram 0,2%, indicando crescimento econômico moderado. Tarifas sobre importações e demissões federais ainda impactam a confiança do consumidor.
Se a maioria das empresas diz ter adotado a IA, como é possível que elas não estejam conseguindo metrificar o lucro que a tecnologia está retornando? Ao mesmo tempo, os consumidores estão pressionando cada vez mais as organizações para personalizarem suas experiências. Na nossa conversa de março, vamos nos aprofundar nas principais “dores de cabeça” dos líderes atualmente, sejam elas internas ou externas à empresa.
Confira:
Crise de saúde mental no Brasil também é questão do compliance
O recorde de 472 mil licenças por transtornos mentais em 2024, segundo o Ministério da Previdência Social, não é apenas um indicador social, mas um sinal vermelho para as empresas.
Enquanto isso, a McKinsey Health Institute aponta que líderes avaliam o bem-estar de suas equipes 22% mais positivamente que os próprios colaboradores.
Com a saúde mental no trabalho sendo incluída na NR-1 e dando possibilidade de penalidades, o risco é muito mais complexo do que se pensa e esbarra em um importante indicador de saúde corporativa: o desengajamento progressivo.
No nosso report de dados de 2025 já tínhamos levantado essa questão que agora parece estar ganhando cada vez mais relevância. Os modelos de trabalho híbridos têm tudo a ver com este desafio, mas não como você pensa.
Um estudo da KPMG mostrou que houve um aumento de denúncias corporativas em 28%. Então, empresas que não integrarem os riscos psicossociais ao seu mapeamento de prioridades enfrentarão grandes consequências.
Os líderes agora estão entrando em uma jornada que envolve uma complexidade emocional grande e será preciso cultivar conexões autênticas, independente se o colaborador estiver de forma física ou à distância.
No fim, o que está em jogo não são apenas multas ou o compliance, mas a sustentabilidade dos negócios. Este desengajamento ligado ao desgaste mental impacta diretamente o colaborador, mas também a geração de valor no longo prazo. Não é mais uma questão apenas pessoal, mas profissional também.
Em paralelo
Pode parecer óbvio, mas profissionais felizes impulsionam o lucro das empresas. Estudos mostram que a satisfação dos colaboradores eleva produtividade e sucesso financeiro a longo prazo. O problema? O Brasil é o 4º país com mais profissionais tristes na América Latina. Veja os dados
O problema não está onde parece...
Dado alarmante: 80% das organizações que estão investindo em IA generativa não conseguem detectar uma lucratividade operacional direta, segundo dados da McKinsey.
Mas o que ninguém está falando é que o verdadeiro paradoxo não está na tecnologia em si, mas na abordagem.
Já virou até clichê falar que se usa IA nas empresas. Enquanto todos discutem “qual ferramenta de IA adotar”, a pesquisa da McKinsey mostrou uma verdade inconveniente: a tecnologia é o menor dos desafios.
O que realmente diferencia os 20% que estão prosperando não é a sofisticação dos seus algoritmos, mas a reestruturação fundamental da organização ao redor deles.
Inclusive, contrariando pensamentos populares, a força de trabalho não está sendo substituída, mas sim sendo requalificada – o estudo mostra.
Agora esse está se tornando um caminho mais comum dentro das empresas e a redução de pessoal permanece relevante apenas em organizações muito grandes. Isso porque, são nesses locais onde a automação por IA generativa tem maior demanda.
O que precisa mudar primeiramente é a forma de pensar e reagir. A IA exige uma nova arquitetura organizacional:
CEOs diretamente envolvidos na governança de IA e não apenas como iniciativa de TI. A pesquisa mostra que existe uma relação direta entre a supervisão do CEO e o impacto financeiro;
Um redesenho completo dos fluxos de trabalho precisa ser feito para que o uso da IA não seja apenas com automações pontuais;
É preciso ter times dedicados para entender e mensurar a geração de valor da tecnologia.
A questão que fica é: sua empresa está tentando encaixar a IA em estruturas projetadas para uma era pré-IA?
Em paralelo
O futuro da inovação está nas conexões humanas. Essa foi a conclusão que uma COO chegou após entender que a incerteza e os encontros inesperados são combustíveis para criatividade e inovação no mundo corporativo. Clique para ler
A corrida agora é pela experiência perfeita
Neste mês do consumidor, é importante sempre lembrar que quando gigantes de determinado setor fazem um movimento, ele influencia todo o mercado. O consumidor rapidamente normaliza o extraordinário e acaba se tornando requisito mínimo para todos os outros players.
Enquanto você lê este texto, a Amazon acaba de fechar uma parceria com a Latam para reduzir entregas para apenas dois dias em 11 estados brasileiros.
Isso só nos revela como a experiência omnichannel cresceu nos últimos anos e cada vez mais será cobrada uma experiência completa dos negócios.
Dados da Octadesk em parceria com o Opinion Box confirmam essa transformação: 64% ainda preferem lojas físicas (3 a menos que em 2024), enquanto 77% já compram online.
O consumidor moderno não quer mais escolher apenas canais, ele quer ter a opção de ter uma experiência rápida ou mais imersiva a depender da sua necessidade do momento. Por isso, o mesmo estudo mostrou que 68% deles consideram a personalização decisiva.
Mas e os desafios? Estão nas extremidades. A experiência precisa começar antes mesmo da compra, no pré-venda, até após a finalização da compra, onde é frequentemente negligenciado.
É “fácil” investir milhões para atrair novos clientes, mas quantas empresas realmente investem na jornada de compra com o mesmo cuidado da Amazon?
Se o cliente ainda é tratado como um visitante anônimo antes da compra e como um “pedido finalizado” depois dela, o quanto seu negócio está sacrificando da sua capacidade operacional e de conversão?
Dica do mês
Mas a chamada “hiperpersonalização” não depende apenas da vontade de inovar, mas de muita pesquisa, investimento financeiro em estrutura, além de profissionais qualificados. Então, agora está mais difícil? Não necessariamente. Murilo Moreno, autor, consultor e palestrante, trouxe uma importante reflexão sobre o tema. Confira:

Jogada de mestre ou pura enganação? Não está sabendo da história? Em que planeta você vive?
Ontem, Gracyanne Barbosa lançou sua marca exclusiva de ovos de galinha, a Gracyovos. Alguns poucos posts no Instagram, um vídeo falando do sonho realizado e bum! A internet se encheu de textos falando da novidade. Que não tem preço, não se acha em lugar nenhum, e que somente uns poucos influenciadores receberam pra aumentar o barulho nas redes sociais.
Gracyanne Barbosa é figurinha carimbada no Carnaval do Rio, onde sempre desfila como Rainha de Bateria. Sua dieta pra se preparar para as imensas fantasias que usa é o consumo de 40 ovos todos os dias. Essa receita, Gracy falou o tempo todo durante sua participação no último BBB. Virou até meme. Então, ninguém melhor do que ela pra saber quais ovos são bons ou não.
Todo esse buchicho coloca luz num ponto: Qual o benefício real que ela está vendendo? Ovos com marca, o mercado está cheio. Ovos especiais, premium, também já existem. Mas poucos se diferenciam, a ponto de serem anunciados como verdadeiras jóias. O que Gracyanne está fazendo é acrescentando um ar de sofisticação e luxo. E, teoricamente, vai cobrar por isso.
Vendo os seis ovos que ela anunciou, numa caixa de veludo e com a marca dela em dourado, me parece que são de galinhas Legorne, uma raça que sempre coloca ovos brancos de tamanho e formato muito parecido. Se Gracy tiver feito um acordo com um aviário grande, não é impossível ter uma pequena produção de ovos quase simulares.
Mas o que ela realmente irá vender é o benefício emocional de poder comer sua grife. E é esse o valor premium que vamos descobrir, quando o produto realmente chegar ao mercado. Considerando que o preço médio de uma caixa com 10 varia entre 13 e 20 reais, e que os orgânicos estão na faixa de trinta, qualquer valor acima disso é o consumidor pagando pela imagem da Gracy.
Se der tudo certo e a marca virar um sucesso, vai ter sido uma imensa jogada de mestre. Se não...

Um produtor mineiro de café de alta qualidade mandou uma notificação extrajudicial pra Nestlé pedindo que ela parasse de usar o nome Nespresso Coffee+, pois feria seus direitos. Ele havia registrado Coffee++, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, em 2020! Portanto, a marca seria dele.
Nestlé mudou o nome do produto em Terra Brasilis, mas o problema permaneceu, pois na notificação, a Coffee++ comunicou que tinha o mesmo registro em diversos países do mundo. Cutucou a onça com vara curta.
A resposta da multinacional foi entrar na justiça alegando que Coffee++ não podia ter sido registrado. Quem mexe com marca sabe que certas palavras são consideradas de uso genérico. Não dá pra registrar por exemplo, a palavra água. Nem café. Só que a lei não diz nada a respeito de palavras em outras línguas, apesar de senso comum dizer que a regra deveria se aplicar a elas também. Então fica a dúvida para ser resolvida pela Justiça: Café, em inglês, e o símbolo de soma são genéricos ou não?
Considerando-se que a palavra iPhone foi declarada genérica pela nossa Justiça, e que, com isso a Gradiente, que detinha o nome, perdeu sua briga contra a Apple, a causa já está ganha pela Nestlé. Mas se for assim tão simples, porque o INPI deixou o nome Coffee++ ser registrado?
No fundo, as duas atuam na mesma área, mas com conceitos diferentes. Coffee++ traz grãos de café selecionados. Nespresso aditiva seus cafés com vitaminas, cafeína e outras substâncias, deixando a bebida mais funcional. Existe espaço pras duas conviverem.
A questão é definir com quantas cruzes se faz um espresso...

Todas as vitrines, todas, com algum tipo de mensagem à data.
Até ai, tudo bem... mas o que acordou o Bichinho de Marketing que vive dentro de mim foram os nomes das promoções. A palavra Black vem sendo substituída com frequência. TIM pode ter sua Black Friday, mas na Claro ela é Multi e na Vivo é Purple. Loungerie tem a Best, Fast Shop, a Golden. Isso sem contar com a Méqui a a BK Fridays, que falamos ontem.
Meu sócio Abelardo Pinto, que estava comigo, achou estranho eu estar fotografando as vitrines e perguntou o que estava acontecendo. Depois que entendeu que quem comandava minhas ações era o Bichinho, fez a pergunta mais importante do dia:
- Mas trocar a palavra Black é bom ou ruim?
Como bom mineiro, respondi depende... Sempre o contexto é importante para o entendimento da mensagem, não é mesmo?
Em 2020, o Boticário trocou o nome da sua data para Beauty Friday e explicou que queria distanciá-la das possíveis origens relacionadas à escravidão. De acordo com boatos, Black também seria um jeito pejorativo de falar sobre o movimento nas vésperas de Natal, que os policiais usavam nos Isteites, nos anos de 1960. Foi adotado como data de vendas e ninguém consegue definir qual a verdadeira origem.
Mas quando estamos num templo de compras, como um shopping, o contexto muda o entendimento. Não é mais a expressão inteira a única que faz sentido. A gente completa, inconscientemente. "Purple é roxo? Roxo é a cor da Vivo? Ah! Entendi...Purple Friday é a Black Friday da marca!" E o que mais óbvio do que colocar Choco antes de Friday, no caso de Cacau Show?
Então, o ambiente e o período do ano facilitam o entendimento. Friday está se tornando sinônimo de oferta. Colocou no nome, a gente já espera preço baixo. Fora do contexto, não funciona. E isso torna a comunicação eficaz.
No fundo, entender o que se passa na cabeça de quem vai ser impactado pelo que fazemos, falamos ou produzimos é o que importa. Se a gente se preocupasse com isso sempre, a vida seria mais fácil...

A pergunta da Bella acordou o Bichinho de Marketing que vive dentro de mim. Estávamos na estrada e a propaganda do McDonalds fez surgir essa dúvida. É a oferta de Black Friday da lanchonete, que parece menos apetitosa do que a do Burger King, que promete mais. Agora que acordou fica difícil voltar a dormir sem uma resposta. Ainda mais que ele me lembrou que o hashtag#KFC também entrou na dança com uma oferta de três por 14,90.
Olhando rapidamente parece tudo igual. Só que tem pegadinha pra tudo quanto é lado. No caso do Mequi, não são três sanduíches, mas três itens em que um precisa ser, obrigatoriamente, um refrigerante. BK também entrou na onda dos itens. Os quatro precisam ser diferentes:tem que ter sorvete, tem que ter refri, tem que ter fritas, se não, nada feito. Aí eu pensei: a promoção do KFC é a mais clara das três. Mais ou menos… você compra três sanduíches, mas só vale 14,90 se for pago com Recarga Pay. Qualquer outra forma, é R$ 19,90.
De todo modo, as promoções mostram a disposição das redes de fast-food de entrarem na briga pelo consumidor. Black Friday é só mais uma desculpa.
Escondido, no cantinho, outra briga que vai dar o que falar. BK mostra o logo da hashtag#Friboi, o fabricante de seus hambúrgueres, que pertence ao gigante JBS. Parece que vai começar a luta para ser reconhecida como "A" marca das redes internacionais. Só que a maior fabricante mundial de hambúrguer, a brasileira hashtag#MBRF, que fornece para o Méqui, nunca falou isso publicamente. Talvez porque não seja do seu feitio, talvez porque a empresa do Ronald não queria divulgar isso. Pode ser que, quando ela decidir ir pro mercado e contar isso, seja tarde. Se Friboi pegar da fama, fica difícil depois contar uma história diferente.
Meu bichnho acordou por causa da Black Friday, mas já me avisou que está com insônia por causa dos hambúrgueres. Pra deixa-lo feliz, vou levá-lo pra comer nas duas redes e definir qual é o mais gostoso. Aí eu volto aqui pra lhe contar...
